sábado, 16 de fevereiro de 2013

Otoplastia

A otoplastia é um procedimento cirúrgico que pode melhorar a forma, posição ou proporção da orelha. Esta cirurgia plástica estética reconstrutiva pode corrigir um defeito na estrutura do ouvido que está presente no nascimento que se torna mais aparente com o desenvolvimento, ou pode tratar as orelhas deformadas por lesões. A cirurgia das orelhas de abano cria uma forma natural ,ao trazer equilíbrio e proporção das orelhas para com a face. A correcção destas deformidades, ainda que menores, pode trazer benefícios profundos à aparência e auto-estima do paciente.



Epidemiologia


5% dos indivíduos caucasianos são afectados. As chamadas “orelhas de abano” são genéticas, sendo que 59% dos indivíduos afectados têm uma história familiar e a transmissão é em um padrão autossómico dominante com penetrância variável. Como o ouvido interno se desenvolve independentemente da orelha, os pacientes com orelhas proeminentes têm geralmente audição normal. No entanto, outras anomalias congénitas podem estar presentes.



Candidatos


A otoplastia é indicada para correcção de orelhas que apresentam uma projecção de mais de 20 mm e que formam um ângulo maior do que 35° com a região occipital do escalpo. Este procedimento pode fazer-se em crianças e adultos. Nas crianças com orelhas muito proeminentes, a cirurgia pode ser levada a cabo entre os 2 e os 5 anos. No caso da criança ter deformações menores, a família poderá esperar até cerca dos 8-10 anos para que a criança possa também participar no processo de decisão.



A Cirurgia otoplastia


A cirurgia demora, geralmente, entre duas a três horas. Antes da cirurgia são assinaladas marcas onde as incisões serão feitas para criar uma base para suturar as dobras mais próximas da cabeça. As incisões são feitas sobre essas marcas, a pele e cartilagem são removidas ou moldadas, as dobras do ouvido são re-situadas e presas com suturas não-dissolúveis e as incisões externas podem ser suturadas com pontos dissolúveis ou não-dissolúveis para serem retirados pelo cirurgião posteriormente. Finalmente, o paciente será enfaixado.



Técnicas de otoplastia


Há muitas técnicas diferentes usadas para prender a orelha durante a cirurgia otoplastia. A técnica cirúrgica que o médico escolhe depende da quantidade de correcção que as orelhas do paciente requerem. Os vários métodos de fixação e remodelação do ouvido podem ser classificados em dois grupos principais: poupadores de cartilagem e gastadores cartilagem.


As técnicas de desgaste de cartilagem envolvem a aplicação de incisões na cartilagem para reorganizar, adicionar ou remover o tecido. Há um maior risco de cicatrizes quando estas técnicas são utilizadas, mas as cicatrizes são normalmente difíceis de ver. As técnicas de poupança de cartilagem usam pontos e suturas para mudar a forma e posição da orelha. A cirurgia de otoplastia com poupança de cartilagem é não-invasiva, resultando muitas vezes em curvaturas lisas e com aparência natural.



Riscos e Complicações da otoplastia


Como com qualquer cirurgia, pode haver reacção alérgica à anestesia ou medicamentos. Pode ainda haver hematoma (coágulos sanguíneos), formação de excesso de tecido cicatricial ou alargamento das suturas (que levará a orelha a voltar à posição original, antes do tratamento). Pode haver infecção, o que poderia exigir uma cirurgia adicional, mas mais do que provável será a toma de antibióticos adicionais. A perda de audição total ou parcial por parte dos pacientes foi apenas muito raramente registada.



Pré-Operatório da otoplastia


O pré-operatório da Otoplastia é simples einclui apenas o levantamentoda história clínica detalhada do paciente, avaliação psicológica, exame físico, e fotografia à zona a operar.



Recuperação e pós-Operatório da otoplastia


O paciente é visto no primeiro dia do pós-operatório. Os curativos são removidos, e os ouvidos são inspeccionados para encontrar sinais de hematoma. Os drenos são removidos, e as orelhas são novamente cobertas, bem ajustadas e comprimidas. O paciente é visto de novo no segundo dia pós-operatório, as orelhas são novamente inspeccionadas e é colocada uma fita elástica que envolve acabeça e orelhas. O paciente usa-a durante os cinco dias seguintes, e durante o sono nas duas semanas seguintes. Os pontos são removidos no sétimo dia do pós-operatório. A equimose moderada e edema são esperados, mas desaparecem dentro das primeiras duas semanas.



Fotos da otoplastia antes e depois


otoplasty before and after
otoplasty
otoplasty
otoplastia antes e depois
otoplasty
fotos antes e depois da otoplastia

Quanto custa uma otoplastia – Preço


Entre 750 e 1750 euros.



Clínicas localizadas em Portugal Onde Fazer otoplastia


(Lisboa) Clinica M6: www.clinica-m6.com/ iCare: www.icare.pt ( Lisboa) MyMoment: www.mymoment.pt/ (Lisboa) Clinica Atalanta: www.atlanta.com.pt (Porto) Centro de Cirurgia Plástica Jaime Rocha: www.cirurgiaplastica.com.pt/ (Lisboa, Porto, Faro, Coimbra, Açores e Madeira) Clínica Dr. Tallon: www.clinicadrtallon.com (Aveiro, Braga, Coimbra, Lisboa, Porto) Corporacion Dermoestetica: www.corporaciondermoestetica.com/pt

Sem comentários: