sábado, 29 de maio de 2010

Efeito do stress nas hormonas femininas

O stresse exerce algum tipo de efeito nas hormonas femininas?

Para além de regular as hormonas de stresse, o hipotálamo no cérebro controla as hormonas sexuais do ciclo reprodutivo feminino produzindo a hormona de libertação de gonadotrofina (GnRH) no princípio do ciclo menstrual. Esta ordena que a glandula pituitária liberte a hormona folículo-estimulante (HFE), que por sua vez estimula a produção de estrogénio, da hormona luteinizante (HL) e da progesterona em momentos específicos do
ciclo menstrual. Em alturas de grande stresse, ou quando uma mulher sofre de stresse crónico, a progesterona pode ser convertida em cortisol, a hormona de stresse, que é produzida pelos mesmos processos bioquímicos que as hormonas sexuais.


O resultado é uma diminuição dos níveis de progesterona no corpo. Ao mesmo tempo os níveis de prolactina, uma hormona produzida pela glandula pituitária, mantêm-se elevados devido à diminuição das quantidades de dopamina, a hormona do bem-estar, e isso vai dar origem a uma descida no nível normal das hormonas sexuais. Sempre que a secreção de qualquer uma destas hormonas sexuais é afectada podem verificar-se problemas ovulatórios e menstruais.

Sem comentários: