quinta-feira, 22 de abril de 2010

De que forma a idade afecta a fertilidade ?

De que forma a idade afecta a fertilidade ?

No caso das mulheres, a idade é um factor mais importante para determinar a fertilidade. Um bebé do sexo femenino nasce cerca de 1 milhão de óvulos, por volta da puberdade esta reserva ovariana já diminuiu para menos de metade e no decurso da sua vida reprodutiva uma mulher só vai libertar cerca de 400 óvulos maduros.

Cerca de 15 anos antes da menopausa a sua reserva ovariana diminui mais ainda e a qualidade dos seus óvulos é reduzida. Em certos meses pode nem sequer ser produzido nenhum óvulo. Uma mulher não pode adiar a idade em que atingue a menopausa e , por conseguinte, a idade em que a sua fertelidade começa a diminuir.

Também é importante a idade do seu companheiro no grau de fertilidade que o casal pode apresentar. Isto é importante pois sabemos hoje que cerca de 40 por cento dos casos de infertilidade se devem ao homem e, numa elevada proporção deles, a idade constitui o principal factor. É fácil preocuparmo-nos com os aspectos negativos da idade e ficarmos desmoralizados pelas estatísticas, mas se é provavél que a idade seja um problema para si, mantenha o optimismo.

Tenha em mente que, em média, a concepção demora entre 6 e 12 meses para todos os casais, independentemente da idade. Acredito também que há muita coisa que pode fazer para conseguir engravidar. Por exemplo, o estilo de vida e a nutrição exercem uma certa influência sobre a fertlidade. No entanto , se já tiver mais de 35 anos e se tem relações sexuais programadas a hipótese de fazer alguns testes de fertilidade para excluir quaisquer problemas subjacentes.

Sem comentários: