sexta-feira, 23 de abril de 2010

Como saber qual é a minha reserva ovariana

Como Posso saber qual é a minha reserva ovariana?

Antigamente , uma das dificuldades para uma mulher era tentar avaliar quantos anos férteis ainda teria á sua frente, dado que ela deixa de ser fértil vários anos antes de os seus periodos mestruais cessarem de facto. Hoje em dia, existe um teste denominado teste de fertilidade, disponivel nas fármacias.

O teste de fertilidade mede três hormonas no sangue - a inibina B, a HAM (hormona anti-mulleriana) e a hormona folículo-estimulante (HFE) - utilizando uma amostra de sangue recolhida por um médico ou uma enfermeira no segundo ou no terceiro dia do ciclo mestrual.

O teste é depois enviado para o laboratório do fabricante, onde o sangue é analisado e o nível das hormonas detectado vai determinar a reserva ovariana. Embora não haja duvidas de que o teste pode ser útil, por exemplo para avaliar se vale a pena enveredar logo por uma FIV, é importante compreender que a sua reserva ovariana é apenas um dos muitos factores que influenciam na sua fertilidade e nas suas hipoteses de engravidar.

O teste não irá revelar-lhe, por exemplo, se tem trompas de falópio obstruidas nem se o seu companheiro possui baixa contagem de espermatozoides. Procure ajuda profissional para discutir a sua propria situação pessoal.

Sem comentários: