segunda-feira, 29 de março de 2010

Problemas no ciclo menstrual

Problemas no ciclo menstrual - Questionário
 Responda ás perguntas aqui formuladas para saber se o seu ciclo menstrual é anormal de alguma forma
ou se ocorrem alterações de um mês para o outro. Ao pontuar 1 para cada "sim",  já terá adquirido alguns conhecimentos para poder distinguir se há ou não problemas que possam afectar as suas hipóteses de engravidar.

1- Os seus períodos distam mais de 35 dias uns dos outros e/ou são irregulares e imprevisiveis?
 sim ou não?
É possível que você tenha oligomenorreia e isso vai fazer com que seja maís difícil saber quando está a ovular.

2- Parece-lhe que a duração do seu ciclo menstrual varia quando se encontra sob stresse?
sim ou não? Se o stresse está a causar irregularidades no seu ciclo, pode afectar a sua ovulação e a sua fertilidade. Terá que debruçar-se sobre o seu estilo de vida.

3- Os seus períodos alguma vez cessaram durante vários meses?
sim ou não? A isto dá-se o nome de amenoneia  e deverá consultar um médico para tentar descobrir a causa para esta falta de ovulação.

4- Os seus períodos vêm muito juntos?
sim ou não? Se os seus ciclos forem mais curtos do que 23 dias, poderá ter problemas com a ovulação e a implantação.

5- Sofre de períodos invulgarmente abundantes?
sim ou não? A isto dá-se o nome de menorragia e pode estar a interferir na sua fertilidade, por isso deverá consultar um
médico para tentar descobrir a causa.

6- Tem perdas de sangue ou hemorragias a meio do ciclo?
sim ou não? Qualquer sangramento, por mais ligeiro que seja, deve ser investigado para excluir a existência de um problema grave.

7- Sofre de períodos dolorosos?
sim ou não? A isto dá-se o nome de dismenoreia consulte o seu médico para descobrir a causa da dor, que pode ser um sintoma de um distúrbio que afecte a fertilidade.

8- Toma analgésicos com regularidade para suas as dores menstruais?
sim ou não? O uso excessivo de alguns analgésicos pode afectar a ovulação e disfarçar a origem da dor. É importante saber o que
está a causar a do uma vez que isso também pode estar a afectar a sua fertilidade.

9- Está a ter dificuldade em reconhecer as alterações nas suas secreções cervicais?
sim ou não? Aprender a reconhecer as diferenças nas suas secreções hormonais pode ajudá-la a calcular quando se encontra no seu período mais fértil.

10- Abstém-se de ter relações sexuais até à altura em que acredita estar provavelmente a ovular?
sim ou não? Os casais que têm relações sexuais frequentes durante a altura em que a mulher é fértil têm mais possibilidades de conceber do que os que se abstêm até à ovulação.

11- Se tiver mais de 35 anos, o seu ciclo menstrual está a ficar mais curto?
sim ou não? Á medida que envelhece, a ovulação ocorre mais cedo e com menos frequência. lsso pode estar a tornar o seu ciclo menos previsível.

A sua pontuação

0-3 Embora esteja a passar por alguns problemas com o seu ciclo, as informações contidas neste capítulo podem ajudá-la a compreendê-los melhor, para que possa saber quando se encontra na altura mais fértil. Consulte um médico caso haja alguns
aspectos que a preocupem.

4-6 Consulte o seu médico assistente para ter a certeza de que os problemas que está a ter relacionados com o seu ciclo vão ser investigados em pleno, pois alguns deles podem estar a afectar as suas hipóteses de conceber. Considere também se o seu estilo de vida e os seus hábitos alimentares podem estar a contribuir para estes problemas.

7-11 Vai precisar de tratar as causas dos problemas do seu ciclo menstrual, pois terá imensas probabilidades de que isso vá melhorar a sua fertilidade. Tanto o tratamento médico convencional como as terapias complementares ajudam. Certifique-se sempre de que faz um check-up clínico completo.

Sem comentários: