quinta-feira, 4 de março de 2010

Períodos Dolorosos

Saiba mais sobre períodos dolorosos
O termo médico utilizado para descrever os período dolorosos (incluindo as graves cãibras menstruais) é dismenorreia. Os períodos dolorosos têm mais probabilidades de ocorrer quando o ciclo de uma mulher é irregular e podem ser deveras incómodos, com fortes dores na zona inferior das costas, no abdómen e na parte interior das coxas. Isso pode acontecer mais ainda se o ciclo menstrual for muito longo, uma vez que houve mais tempo para a hormona progesterona causar a formação de um revestimento uterino mais espesso.

Os períodos dolorosos também podem ser causados por problemas subjacentes, tais como endometriose ou fibróides. Mais de 60 por cento das mulheres sofrem de cãibras menstruais e algumas chegam mesmo a suportá-las em silêncio durante anos sem se aperceberem de que, na verdade, têm um problema clínico que afecta a sua capacidade de engravidar. Se os seus períodos forem muito dolorosos, deverá consultar o seu
médico assistente para que este a mande fazer exames específicos, em vez de aceitar a dor como algo normal e de recorrer ao uso de analgésicos.

Cuidado com a sua medicação
Algumas mulheres que conheci são utilizadoras frequentes de analgésicos, como por exemplo ibuprofeno e aspirina. Contudo, o uso excessivo desses medicamentos, em especial do ibuprofeno, pode exercer um efeito
nocivo na sua fertilidade. Se precisar de tomar um analgésico tente o paracetamol.


Assumir uma abordagem natural
Os períodos dolorosos poderão piorar devido a determinados factores do estilo de vida.
Tome medidas para ajudar a controlar os sintomas.
- Faça exercícios suaves que libertem endorfinas (nadar, caminhar ou andar de bicicleta) durante o(s) dia(s)
doloroso(s).
- Aprenda técnicas de relaxamento para reduzir os níveis de tensão no seu corpo. A tensão agrava a dor.
- Aplique calor sobre o abdómen: um saco de água quente, uma almofada aquecida no microondas, ou uma
pequena almofada térmica.
- Os aparelhos de ETEN, que utilizam impulsos eléctricos para bloquear os sinais de dor, podem ajudar a aliviar as dores.
- Experimente a acupunctura. Pesquisas demonstraram que pode ajudar a reduzir os níveis de dor e a necessidade de medicação nas mulheres que sofrem de dismenorreia.
- Algumas mulheres constatam que uma boa nutrição ajuda a reduzir o nível de dor que sentem durante o
período. Certifique-se de que come alimentos ricos em magnésio, vitamina E e vitamina B1, ou então experimente tomar suplementos que incluam estas substâncias.

O exercício fisico desencadeia a libertação de endorfinas, os analgésicos naturais do corpo. As técnicas de relaxamento como o ioga ajudam a reduzir a tensão, que agrava a dor. Comer alimentos, como feijão-verde, com nutnentes essenciais, pode aiudar.

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