quinta-feira, 25 de março de 2010

É melhor ter relações sexuais apenas no dia da ovulação?

É melhor ter relações sexuais apenas no dia da ovulação?
Os espermatozóides saudáveis podem viver no tracto reprodutor feminino durante vários dias, mas o ovo maduro precisa ser fecundado num espaço de 24 horas após a ovulação. Isto significa que poderá conceber depois de ter tido relações sexuais vários dias antes da ovulação, mas assim que ovular, terá apenas cerca de 24 horas para poder ter uma relação sexual que conduza a uma concepção.

Embora haja indicações úteis, é quase sempre impossível prever o dia preciso da ovulação sem a ajuda de uma ecografia. Os especialistas concordam agora que, para aumentar as hipóteses de engravidar, os casais devem fazer sexo com frequência apartir do momento em que uma mulher notar pela primeira vez a existência de quaisquer secreções cervicais (em geral secreções brancas e peganhentas), ao longo da altura em que houver secreções mais transparentes e mais molhadas e durante três dias depois de as secreções terem voltado a ser viscosas e brancas ou houver secura.

A abstinência também pode prejudicar a função espermática, muito embora os espermatozóides possam viver até um máximo de sete dias no tracto reprodutor feminino; um estudo descobriu que 94 por cento das gravidezes eram atribuídas a espermatozóides com um ou dois dias de vida.

Quanto tempo poderei esperar antes de tentar engravidar?
Apesar de todos os especialistas concordarem que a fertilidade feminina começa a diminuir de forma abrupta assim que uma mulher ultrapassa os 35 anos de idade, também não há como refutar o facto de haver cada vez mais mulheres que têm bebés no final da sua vida reprodutiva. E embora eu goste de
lembrar às mulheres para não jogarem à roleta russa com muita frequência sobre a sua fertilidade, também pretendo realçar que muitas mulheres são capazes de gerar bebés saudáveis já bem depois de entrarem na casa dos 40 anos.

O âmbito de oportunidades para engravidar é muito vasto (cerca de seis dias), embora a hipótese de concepção em cada um dos seis dias para uma mulher no fim da casa dos 30 anos seja apenas de cerca de metade da de uma mulher no início dos seus 20 anos. Acredito que quanto mais oportunidades você der a si mesma para conceber, compreendendo o seu corpo e a forma como ele funciona, adoptando um estilo de vida saudável, ficando o mais relaxada possível - e praticando relações sexuais - maiores
serão as suas hipóteses de engravidar.

Sem comentários: