terça-feira, 30 de março de 2010

Consultas de Fertilidade - A quem deve recorrer

Consultas de Fertilidade - A quem deve um homem recorrer.
Muitos homens que observo não sabem ao certo quem hão-de consultar quando o assunto é a sua fertilidade. Enquanto que as mulheres sabem que devem procurar um ginecologista, os homens nunca têm a certeza de quem devem procurar, além de que o assunto da fertilidade ainda é um tabu entre os homens e por isso muitas vezes estes não pedem conselho. Se decidir que é melhor fazer uma análise espermática dirija-se a uma clínica de fertilidade onde uma amostra será enviada para um laboratório especializado em análise seminal. Terá que pagar, mas os resultados serão pormenorizados e bastante informativos.

Um teste feito através do seu médico assistente poderá ter comparticipação. No entanto, a amostra pode ser enviada para um laboratório de patologia do hospital mais próximo e é provável que esses resultados lhe dêem uma contagem superficial de espermatozóides e pouco mais. O ideal seria que o teste fosse feito numa clínica de fertilização comparticipada pelo Estado, por isso informe-se antes para saber das suas disponibilidades. Se
optar por um tratamento particular, não deverá ter problemas e poderá escolher onde e quando a análise espermática irá ser realizada.

Se o resultado da análise seminal revelar um problema deverá consultar um ginecologista devidamente especializado numa clínica de medicina reprodutiva (que estará habituado a lidar tanto com homens como com mulheres) ou um urologista (se tiver problemas urológicos ou erécteis/ejaculatórios), ou então uma clínica de andrologia (que é especializada em todos os problemas especificamente associados à reprodução masculina).

Quando deverá ser colhida uma amostra?
Uma análise espermática em geral é feita no seguimento de três dias de abstinência sexual. Mais do que isso não, porque depois desse tempo uma amostra irá conter uma proporçãoo mais elevada de espermatozóides mortos e sem mobilidade (e é por isso que é mais provável engravidar a sua parceira se tiver relações sexuais frequentes). E menos também não porque se fez sexo há pouco tempo, a sua amostra pode não estar cheia de espermatozóides como deveria e isso pode dar um resultado artificialmente baixo.

Sem comentários: