quinta-feira, 25 de março de 2010

Como saber quando estou fértil?

Como posso saber quando estou fértil?

Há várias maneiras de identificar a sua altura mais fértil e os sinais de aproximação da ovulação e quanto mais familiarizada você estiver com o seu ciclo menstrual, mais fácil será. Se tiver dúvidas, uma enfermeira ou um médico com formação especializada em técnicas de fertilidade numa clínica de planeamento familiar poderão ajudá-la.

Aumento de HL
Este mede-se por intermédio de kits de previsão de ovulação que se vendem nas farmácias. No entanto,
se esperar para ver a linha mágica na tira de análise à urina antes de ter relações sexuais, estará muito perto da ovulação e pode não ter havido tempo suficiente para que os espermatozóides alcancem o ovulo e o fecundem. O teste também pode dar um falso resultado positivo nas mulheres

Temperatura corporal basal (TCB)
A progesterona faz a quem sofre de problemas hormonais, tais como SOP. com que a temperatura do corpo suba em cerca de 0,2ºC logo após a ovulação e se mantenha com esse valor até ter início o seu período seguinte. A temperatura pode ser uma maneira útil de confirmar se a ovulação acontece em algumas mulheres, mas quando a temperatura sobe, a ovulação já terá acontecido, por isso este indício na verdade não ajuda muito na programação de uma relação sexual com vista a engravidar. Há outros factores que podem afectar a temperatura.

Secreções cervicais
Esta é a maneira mais útil de determinar a altura em que está fértil. O seu aspecto e consistência varia durante o seu ciclo e familiarizar-se com estas alterações é essencial se quiser aumentar as suas hipóteses de engravidar.

Que papel desempenham as secreções cervicais na fertilidade?
A quantidade e a consistência do muco segregado pelo cérvix varia de forma considerável durante o ciclo menstrual. No decurso das condições mais favoráveis para a concepçao, as secreções alimentam os espermatozóides e ajudam-nos a dirigir-se para o óvulo. As alterações devem-se a flutuações
hormonais e, embora possa demorar um pouco a aprender a reconhecer essas diferenças, vai beneficiar depois ao saber em que altura se encontra mais fértil. Procure anotar as variações nas suas secreções ao longo de alguns ciclos, até se sentir familiarizada com as mudanças na sua aparência.
Baseado num ciclo de 28 dias, o padrão das secreções será semelhante ao que se mostra em baixo.
Se estiver a tomar a pílula, poderá haver alterações nas suas secreções. Lembre-se de que quando parar de tomar a pílula, talvez se passem alguns meses antes de tudo voltar ao normal.

Dias: 1-5 / Tipo de secreções: Sangue menstrual.
Fertil? Não (a menos que o seu ciclo seja muito curto).

Dias: 7-9 / Tipo de secreções: Secas. Não se vêem nem se sentem secreções.
Fertil? Relativamente infértil.

Dias: 10-12 / Tipo de secreções: Sensaçao húmida e viscosa e aparência branca ou turva. Aumento dos niveis de estrogénio. Se tentar esticar o muco entre o polegar e o dedo indicador, ele rompe-se. Fertil? Sim

Dias: 13-15 / Tipo de secreções: Sensação molhada e viscosa, aparência transparente, como uma clara crua de ovo. Os elevados níveis de estrogénio são a causa. se testar o muco entre o polegar e o dedo indicador, ele estica sem romper. As relações sexuais na altura em que notar estas secreções têm uma maior hipótese de gravidez.
Fertil? Momento altamente fertil.

Dias: 16-17 / Tipo de secreções: Sensação húmida e viscosa, aparência branca ou turva (embora algumas mulheres mudem para a secura e não para as secreções húmidas e viscosas). se tentar esticar o muco entre o polegar e o dedo indicador ele vai quebrar. O auge encontra-se no último dia das secreções mais húmidas e é reconhecido em retrospectiva, porque no dia seguinte o muco estará seco,
ou húmido e viscoso. As secreções mais espessas, causadas por uma subida na progesterona e queda de estrogénio, formam um rolhão no cérvix, que pode bloquear os espermatozóides e impedi-los de ir mais longe.
Fertil? Fertil por 3 dias após o dia do auge.

Dias: 18-28 / Tipo de secreções: Secas. Não se vêem nem se sentem secreções.
Fertil? Não

De que maneira as secreções cervicais são afectadas por ciclos mais longos ou mais curtos?
Vai precisar de calcular, com base na observação ao longo de três ou quatro ciclos, quando e como o seu muco muda. Poderá constatar, se o seu ciclo for curto, que na verdade ovula alguns dias após o fim do seu período e por isso vai notar secreções cervicais férteis perto do final do período. Se for esse o caso, então esta será a melhor altura para ter relações sexuais de forma a aumentar as suas hipóteses de engravidar. Por outro lado, se o seu ciclo tiver uma duração de 35 dias, a ovulação poderá ocorrer no 21º dia.

Porque tenho dificuldades em determinar quando as minhas secreções são "férteis"?
Há uma grande variedade de razões para que as suas secreções cervicais possam não estar a seguir um padrão ou uma aparência regulares. Nelas se incluem:
- Poderá estar a ovular no fim do seu período, em especial se o seu ciclo for curto.
- Os seus níveis de estrogénio podem ser baixos, talvez por ter um baixo IMC ou por fazer exercício em excesso.
- Poderá estar a tomar medicação (prescrita ou de venda livre) que afecte o seu muco, tornando-o mais seco ou mais espesso do que deveria ser.
- Os seus períodos são irregulares ou infrequentes, tornando dificil detectar a altura em que se encontra mais fértil.
- Poderá ter deixado recentemente de tomar a pilula e o seu ciclo não teve tempo para voltar ao normal.
Um consultor de fertilidade deverá poder ajudar.

A posição de missionário é melhor para engravidar do que as outras posições?
Não há provas que indiquem que isso seja verdade. Ou seja, muitos casais recorrem a posições diferentes durante as relações sexuais, mas escolhem terminar com a mulher por baixo. Seja o que for que decidir, poderá preferir continuar deitada durante 20 ou 30 minutos depois, para dar aos espermatozóides um pequeno avanço na sua jornada através do cérvix e até ao útero. Mesmo que você não esteja por debaixo do seu companheiro quando ele ejacular e mesmo que perca algum fluido seminal por se movimentar bastante durante a relação sexual, pode ter a certeza de que desde que faça sexo numa altura fértil do seu ciclo, a posição em que se encontre não deve fazer grande diferença na concepção. Milhões de espermatozóides são libertados em cada ejaculação, por isso perder uns quantos não irá fazer diferença nenhuma!

Ter um orgasmo ajuda uma mulher a engravidar?
É provável que ajude estar excitada e, por conseguinte, bem lubrificada durante uma relação sexual,
visto que uma vagina mais húmida vai ajudar os espermatozóides a subirem. Ter um orgasmo também pode facilitar a jornada dos espermatozóides graças aos espasmos vaginais que se verificam. No entanto, felizmente, atingir o orgasmo não é de todo necessário para engravidar. O que é mais importante é sentir-se relaxada, não deixar que o sexo se transforme em "sexo para ter bebé" e manter um bom relacionamento sexual com o seu companheiro.

Estudo de um caso

Ana e Miguel já estavam a tentar conceber há quase um ano, quando decidiram procurar conselho sobre fertilidade e alturas férteis junto de um especialista.

Ana - Quando eu e o Miguel decidimos começar a tentar ter um bebé sempre me assegurei de que faziamos bastante sexo entre o 10º e o 16º dias do meu ciclo menstrual, com base no facto de pensar que a ovulação ocorria por volta do 14º dia. Quando nada aconteceu, decidi procurar um especialista em fertilidade e ao fazê-lo descobri uma série de informações sobre o meu ciclo menstrual e fertilidade de que nunca sequer me tinha apercebido antes.

O especialista explicou-me que uma vez que os meus ciclos variavam de duração, durando entre 25 dias e 30 dias, estes seriam considerados irregulares e, em resultado disso, o dia em que eu ovulava variava de um mês para o outro: em alguns ciclos seria cedo e em outros ciclos seria muito mais tarde.
Para poder ter uma ideia melhor da altura em que estaria fertil, o especialista ensinou-me então a vigiar as alterações cíclicas e as minhas secreções cervicais e eu comecei a tentar identificar as secreções que me indicariam a minha altura fértil.

No meu período seguinte, quando o fluxo já era pouco abundante, reparei numas secreções transparentes e viscosas misturadas com o sangramento ligeiro. Afastámo-nos do nosso padrão normal e tivemos relações sexuais. Ficámos encantados quando no mês seguinte o meu período não chegou a aparecer e quando um teste de gravidez deu positivo.

lsto confirma o facto de que ter relações sexuais por volta do 14º dia, em alguns casos, pode ser a razão para não se engravidar em vez de ser por qualquer outro motivo mais complicado.

Sem comentários: