domingo, 28 de fevereiro de 2010

Tenho lúpus. De que maneira isso vai afectar os meus planos para engravidar?

Tenho lúpus. De que maneira isso vai afectar os meus planos para engravidar?
O lúpus, ou lúpus eritematoso sistémico (LES), é uma doença auto-imune que provoca inflamação e lesões em vários tecidos do corpo, conduzindo a articulações dolorosas ou inchadas e erupções cutâneas, entre outros sintomas. O tratamento é muitas vezes à base de corticosteróides, por isso uma gravidez aconselhada e planeada é muito importante. O ideal seria não ter sintomas e não tomar medicação durante
seis meses antes de conceber.

As mulheres que sofrem de lúpus correm um risco mais elevado de aborto espontâneo, em especial as que tiverem resultados positivos quanto a anticorpos antifosfolípidos (AAFs) ou anticorpos antinucleares (AANs). Felizmente, com um diagnóstico correcto, e apesar de a gravidez ser considerada de alto risco, agora a maior parte destas mulheres consegue levar a sua gravidez até ao fim com sucesso. Os cuidados regulares e uma boa nutrição durante a gravidez são essenciais porque quem sofre de lúpus tem mais probabilidades de ter tensão alta, diabetes e complicações renais.

Algumas mulheres podem sentir uma melhora ligeira ou moderada durante ou após a gravidez, mas é importante que seja seguida por um especialista, para que as complicações possam ser detectadas no início e resolvidas com rapidez.

Sem comentários: