domingo, 28 de fevereiro de 2010

Disseram-me que tenho uma tiróide hipoactiva. lsso vai causar problemas na concepção?

Disseram-me que tenho uma tiróide hipoactiva. lsso vai causar problemas na concepção?
A glândula tiroideia, situada a meio da parte inferior do pescoço, abaixo da maçã de Adão, produz hormonas essenciais para regular as funções fisiológica e metabólica do seu corpo, incluindo as da reprodução.

As doenças da tiróide afectam cerca de 5 por cento das mulheres e metade delas sofre de uma glândula tiroideia hipoactiva (hipotiroidismo), ao passo que a outra metade sofre de uma glândula tiróideia
hiperactiva (hipertiroidismo).

O hipotiroidismo constitui um problema mais sério e pode causar uma anovulação (nenhum óvulo é libertado), fase lútea deficiente e hiperprolactinemia (níveis excessivos da hormona prolactina). Pode acontecer porque a glândula tiroideia não produz uma quantidade suficiente da hormona tiroxina ou então porque o mecanismo de regeneração que "manda" a glandula produzir mais tiroxina não consegue funcionar como deve, ou porque o corpo não é capaz de usar a hormona da forma correcta. O hipotiroidismo também pode ser causado por um problema auto-imune, em que o corpo produz anticorpos que atacam o seu próprio tecido e neste caso a propria glândula tiroideia. Isto pode então afectar a capacidade da tiróide em produzir hormonas, o que retarda a fertilidade e provoca um risco mais elevado de aborto espontâneo.

Os problemas da tiróide são muitas vezes diagnosticados com uma simples análise de sangue e o tratamento costuma implicar uma medição directa. O seu médico irá depois aconselhá-la a regular a dosagem enquanto estiver a tentar engravidar e depois de ter concebido. As terapias complementares não tratam o desequilíbrio hormonal, por isso nunca devem substituir os medicamentos convencionais. No entanto, a alimentação e o estilo de vida podem ajudar a controlar os efeitos de uma tiróide hipoactiva.

Se não forem diagnosticados ou se não forem tratados, tanto o hipotiroidismo como o hipertiroidismo aumentam o risco de aborto espontâneo, para além de afectarem a fertilidade.

Sintomas de problemas na tiróide
Os sintomas de uma doença na tiróide podem ser confundidos com outras doenças.

hipotiroidismo
- Cansaço extremo
- fraca tolerância ao frio
- aumento/perda de peso
- falta de apetite
- pele e cabelo secos
- problemas menstruais

hipertiroidismo
- perda de peso
- muito calor
- sudação excessiva
- problemas menstruais
- dores nas articulações
- tremores nas mãos

Sem comentários: