sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Quantas gramas de proteína são recomendadas por dia?

A maior parte das pessoas consomem bem mais do que a quantidade de proteínas necessarias diariamente. De fato, uma pessoa média consome aproximadamente 50 % a mais do que o montante diário recomendado Pela RDA . Eu como desportista e frequentador de ginasio assiduo vejo muitas vezes atletas, executivos de negócios e outras pessoas obcecadas pela perda de peso tomarem suplementos de proteína em pó , bebidas e barras nutritivas na indagação de consumirem mais proteína. Mas Isto será realmente necessário?
Quantas gramas de proteína são recomendadas por dia ?

Isso depende.É verdade que o treinamento de resistência e outros exercícios físicos de longos periodos podem consumir muito rapidamente a proteína existente no músculo , e eu que o diga , porque já fiz ciclismo e sei que é verdade. Se você levantar pesos, poderá precisar dar entrada a mais proteína , onde a RDA tem como recomendação de 0.8 gramas/por kg a 1.2-1.8 gr/kg.Estas quantidades dependem tambem muito do seu tipo metabólico ou tipo nutritivo ,que é uma força emergente na nutrição onde se sugere quanta proteína, carboidratos e gorduras você está acostumado a consumir, geneticamente e historicamente.Se é do tipo variado (misto),o que significa que deveria fazer uma dieta equilibrada em proteinas: gordura: carboidratos de : 30 %:20 %:50 %.

Portanto vai comparar-me com os meus filhos que usam estes dois métodos.Alimentar-se com prazer e saúde numa base de manutenção e consumo de aproximadamente 2.500 calorias diarias baseadas no seu peso e tarifa metabólica .

"O Meu filho de 15 anos faz musculação e consome aproximadamente 2.000 calorias por dia. Enquanto que a minha filha de 13 anos é uma erudita por esportes, ela é de peso leve e ingere aproximadamente 1.500 calorias diarias . Digamos que na nossa familia somos todos de tipos metabólicos diferentes (mistos).

"Vamos usar o método RDA:- eu: em 0.8 gramas/kg x 70 quilogramas = 56 gramas de proteína por dia- filho: em 1.6 gr/kg x 55 quilogramas = 88 gramas da proteína por dia- filha: em 0.8 gr/kg x 45 quilogramas = 36 gramas da proteína por dia

Vamos usar a aproximação calorífica:- eu: 2.500 calorias x 30% de calorias / 4 por grama = 187.5 gramas por dia- filho: 2.000 calorias x 30 % de calorias / 4 por grama = 150 gramas por dia- filha: 1.500 calorias x 30 % de calorias / 4 por grama = 112.5 gramas por dia

Existe uma diferença real dependente do método de cálculo utilizado. Tenha em mente que não existe nenhuma comida mágica ou suplemento que possa substituir totalmente o treinamento certo e a dieta certa. No objectivo de qualquer programa dietetico, se a sua meta é perder peso ou ganhar músculo , tem de existir uma combinação no treinamento de força e uma dieta saudavel que inclua hidratos de carbono em abundância e de qualidade , com um bom equilíbrio de proteína e gordura.Para terminar : se você quiser ganhar peso , tem de consumir constantemente mais calorias do que os seus usos corporais (gastos energeticos) e vice-versa se deseja perder o peso.
Pedro Ribeiro

1 comentário:

luiz disse...

obrigado pelas dicas